Levantamento sobre o perfil e atuação do Geógrafos da Bahia


Com o intuito de obter um diagnóstico sobre a atuação e o perfil dos profissionais em Geografia, a APROGEO BA realizou um levantamento entre os anos de 2012 e 2013 e, através de e-mails, a ficha representada na figura 1 abaixo, foi enviada para 344 pessoas cadastradas no grupo aprogeoba@googlegroups.com.br.

Do total de e-mails enviados, apenas 18%, ou seja, 62 pessoas responderam a ficha, total ou parcialmente, e retornaram o contato (Figura 2).

De posse dos dados, foi feita sua organização e tabulação que, apesar da pequena participação e das poucas respostas obtidas, permitiram conhecer o cenário pretendido. Constatou-se que alguns Geógrafos do estado estão trabalhando em outros estados e, que no município de Salvador concentra-se a maioria dos profissionais (Figura 3), assim como, a maior parcela daqueles que atuam na área técnica ou do bacharelado. Já nos municípios do interior do Estado, a atuação predominante é na área da licenciatura nos níveis médio e superior.

Quanto à instituição ou local de trabalho, 98% atuam no setor público e os órgãos com maior predominância de profissionais são: IBGE, UFBA, UNEB, CPRM, SEI, INEMA, SSP-BA, SEC-BA, SEDUR-BA, SEDHAM-SSA, Prefeituras e Petrobras.

Sobre a função ou cargo que exerce, o resultado demostrou que boa parte atua em área correlata à sua formação profissional (Figura 4), no entanto, ninguém é contratado como Geógrafo.

De todas as respostas, uma chamou atenção, pois, o profissional atua em uma escola de Serrolândia como professor de química. Tal situação de outros exercícios profissionais vem sendo bastante corriqueira e reflete a necessidade da luta pela ampliação do mercado de trabalho do Geógrafo e do fortalecimento dessa classe profissional.

Disponível em: http://aprogeoba.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *