22 de dezembro de 2019

História


A Associação profissional dos geógrafos da Bahia (Aprogeo-BA) é uma entidade representativa da categoria profissional dos geógrafos do Estado da Bahia, com sede e foro na Cidade do Salvador, sem finalidades lucrativas, políticas ou religiosas e que tem por principal objetivo a defesa dos interesses dos Geógrafos do Estado e do País.

O desejo de formar a Aprogeo-BA foi reacendido por um grupo de Geógrafos em agosto de 2010 com o objetivo de ter uma entidade que representasse institucional e politicamente os geógrafos do Estado da Bahia. Tornar este desejo realidade exigiu muitas reuniões de mobilização da categoria e conhecimento dos procedimentos necessários para a fundação da associação.

Movimento Pró-Associação e Fundação da Aprogeo-BA

O período entre de 2010 até 2012. Ocorreram muitas reuniões onde foram estabelecidas várias ações como, por exemplo, comemoração do dia do Geógrafo no auditório do CREA/BA, o nome da entidade (que, com o intuito de padronizar com as outras associações de Geógrafos no Brasil, seria Associação profissional dos geógrafos da Bahia – Aprogeo-BA), dentre outras tarefas.

Esse grupo inicial criou comissões e dividiu as ações a fim de dar celeridade ao processo. Foram realizados encontros com o presidente do CREA/BA, estabelecido o contato com as associações existentes e discutido os estatutos das Aprogeo’s de SP, SC, CE e MG, que serviram de base para a criação da versão do estatuto para a BA. Ao longo do caminho foram encontradas muitas dificuldades, mas todas foram superadas e no dia 07 de Fevereiro de 2012, data da fundação da Aprogeo-Bahia.

Fundação da Aprogeo Bahia

A primeira gestão (2012-2013) teve como desafios envolver os Geógrafos do estado e iniciar o processo de associação dos membros, pois entendia que a força de uma associação está diretamente ligada à participação dos profissionais. Foi dada atenção especial àqueles que pudessem assumir responsabilidades e contribuir para que a semente plantada pudesse crescer, fortalecer e gerar bons frutos. Também realizou cursos, eventos e seminários onde geógrafos e estudantes puderam conhecer as experiências de colegas da área.

Além disto, os dois primeiros anos dessa gestão foram dedicados na “arrumação da casa”. Atividades como o registro da entidade, criação do CNPJ, elaboração do sistema de cadastramento de sócios e fortalecimento de parcerias com outras entidades. A Aprogeo-BA marcou presença também nas reuniões nacionais para a criação da Federação Nacional das Associações Profissionais de Geógrafos – FENAGEO e representou os geógrafos em vários debates no CREA-BA, como, por exemplo, do Fórum “A Cidade Também é Nossa!”.

Ao término dessa gestão, chegou o momento da eleição para renovação da diretoria. Foi necessário montar uma comissão eleitoral e divulgar as datas para a inscrição de chapas. Essa etapa preocupou bastante a diretoria em exercício que lutava para manter a entidade ativa. Finalmente, com chapa única, no dia 21 de fevereiro de 2014, foi eleita a segunda diretoria.

Fundação da Aprogeo Bahia

Segunda Diretoria da Aprogeo-BA

No ano de 2014, a atual gestão enfrentou muitas dificuldades externas, pois o Brasil sediou a Copa do Mundo, houve eleição no país e também para a presidência dos CREA’S e do CONFEA, o que impossibilitou a realização de muitos compromissos necessários para o reconhecimento da entidade, e também dificuldades internas devido à saída de dois membros da diretoria e dois dos conselhos.

Com isso a diretoria teve que se recompor, foi reestruturada e permanece na caminhada pela valorização do Geógrafo. Dentre as conquistas de 2014, destaca-se a vaga no concurso da Secretária da Fazenda do Município do Salvador, a construção de um novo site, uma nova versão do Manual do Geógrafo e a formação de novas parcerias para a realização de cursos e eventos.

Enfim, um longo caminho já foi trilhado… mas há muito ainda para ser conquistado.

Venha fazer parte da Aprogeo-BA e construir os novos capítulos dessa importante história para os Geógrafos da Bahia!